Auto Champion Models
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Auto Plastimodelismo
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  





Ford Maverick Autoch12

 

 Ford Maverick

Ir para baixo 
+3
gilson46
malfieri
ADM
7 participantes
AutorMensagem
ADM

ADM



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySáb 11 Jul 2009, 13:26

Em homenagem ao Paranaense, Gilson46, para ver se ele termina seu projeto!!! E tbm por ter o "Tópico da Semana" por duas semanas consecutivas!!!

Encontro de Santana do Parnaíba 2009-07-11

Ford Maverick Encontroautos09145
Ford Maverick Encontroautos09144
Ford Maverick Encontroautos09139
Ford Maverick Encontroautos09007
Ford Maverick Encontroautos09138
Ford Maverick Encontroautos09137

Diversas:


Ford Maverick Mav1o
Ford Maverick Mav11
Ford Maverick Mav12
Ford Maverick Mav13
Ford Maverick Mav14
Ford Maverick Mav15 Ford Maverick Mav15
Ford Maverick Mav17
Ford Maverick Mav16
Ford Maverick Mav18
Ford Maverick Mav19
Ford Maverick Mav110
Ford Maverick Mav111
Ford Maverick Mav112
Ford Maverick Mav113
Ford Maverick Mav114
Ford Maverick Mav115
Ford Maverick Mav116
Ford Maverick Mav117
Ford Maverick Mav118
Ford Maverick Mav119
Ford Maverick Mav120
Ford Maverick Mav121
Ford Maverick Mav122
Ford Maverick Mav123
Ford Maverick Mav124
Ford Maverick Mav125

Blog sobre Mavecos:
http://glimaminiaturas.blogspot.com/

Espero que aproveitem!!! Insiram mais abaixo!!! Todos agradecem!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.autochampion.com.br
malfieri

malfieri



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 17 Jul 2009, 14:33

Mais para vcs!!!!!!!Tem até uns esquisitos!!!


Ford Maverick Mavz
Ford Maverick Mav1s
Ford Maverick Mav3
Ford Maverick Mav2
Ford Maverick Mav4
Ford Maverick Mav5
Ford Maverick Mav6
Ford Maverick Mav7
Ford Maverick Mav8n
Ford Maverick Mav9z
Ford Maverick Mav10
Ford Maverick Mav11
Ford Maverick Mav12
Ford Maverick Mav13
Ford Maverick Mav14
Ford Maverick Mav15
Ford Maverick Mav16
Ford Maverick Mav17
Ford Maverick Mav18
Ford Maverick Mav19
Ford Maverick Mav20
Ford Maverick Mav21
Ford Maverick Mav22
Ford Maverick Mav23
Ford Maverick Mav24m
Ford Maverick Mav25
Ford Maverick Mav26
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.autochampion.com.br
gilson46

gilson46



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 17 Jul 2009, 19:55

Que coisa linda que é esse carro, e pensar que já tive 12 desses em minha vida, que pena que não tenho mais nenhum. O último vendi em 94.
Olha a foto dele aqui. Esse dia eu estava participando de um arrancadão em uma cidade perto de Curitiba em 1993. Que saudades desse carro.
Ford Maverick DSC04573
Ford Maverick DSC04574
Um abração e obrigado pelo incentivo.
Ir para o topo Ir para baixo
malfieri

malfieri



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 17 Jul 2009, 21:03

Gilson,

Parabéns pelo carro, devia andar barbaridades, se tem foto de todos??? Posta aqui!!!

Abraços


Última edição por malfieri em Sex 17 Jul 2009, 21:27, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.autochampion.com.br
gilson46

gilson46



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 17 Jul 2009, 21:16

Infelizmente não tenho dos outros, isso tem muito tempo atrás, na verdade aprendi a dirigir em um Maverick do meu pai em 1979, ele tinha um maveco 73 que foi meu até 1987, quando um ônibus me "atropelou" em um cruzamento aqui em Ctba, acabou com o carro, aí entre 87 e 88 eu fiz tantos rolos que acabei ficando com esse da foto, era um 76 super, V8 original, só que o motor tava baleado, fiz um motor e não aguentou, fiz tudo de novo e foi pr espaço de novo, aí na terceira vez comprei tudo importado, coloquei o blower, aí ficou bom, e acredite eu fiquei um ano com ele do jeito que está na foto, eu andava com ele todo dia inclusivi ia trabalhar todos os dias com ele desse jeito. Mas um dia resolvi vender, agora só resta a saudade. Mas não tem problema, agora tenho um Ford 1946 muito bandido, preto fosco que uso todo dia pra ir trabalhar, que delícia, e o V8 tá lá na oficina esperando pra ser colocado no fordão. Falar nisso olha ele aqui.

Ford Maverick DSC03989

Já tenho 4 kits da Testors e IMC 1/25 desse carro pra montar, depois que eu terminar o projeto Maverick vou começar a fazer um igual a esse.
Ir para o topo Ir para baixo
ADM

ADM



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptyDom 19 Jul 2009, 17:04

FONTE: REVISTA AUTO ESPORTE -http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte

Carros inesquecíveis: Ford Maverick
Confira o primeiro teste publicado pela revista Autoesporte, em 1973
Por Mauro Forjaz e Bob Sharp // Fotos: Carlos Braga


Ford Maverick Repmav13

Texto originalmente publicado na Revista Autoesporte de julho de 1973
Na nossa edição de junho de 1972, apresentamos o primeiro teste do Ford Maverick feito ainda com um modelo importado pelo nosso companheiro Luiz Carlos Secco. Na edição de junho deste ano voltamos a apresentar o Maverick, já desta vez o modelo nacional, onde o principal ponto focalizado foi 0 seu motor de seis cilindros com 3.016cc de cilindrada que equipará os modelos Super e Super Luxo.
Foi o modelo Super Luxo que nos recebemos da Ford para fazer o teste completo. E como a Ford resolveu inovar, fazendo a apresentação do Ford Maverick no Rio de Janeiro, aliás, uma das melhores apresentações feitas até hoje pela indústria brasileira, o que deixa todo o pessoal da Gerência de Relações Publicas e de imprensa da Ford de parabéns, nós também resolvemos inovar, fazendo o teste desta vez na Guanabara.
Convidamos, para nos auxiliar no teste, o piloto carioca Bob Sharp e foi ele quem, com os seus conhecimentos mecãnicos e prática de julgamento de comportamento do carro, deu a opinião sobre 0 Maverick.
Esportivo para a família
A afirmação de que o Maverick é um carro esportivo para a família está contida nos textos de sua apresentação, sendo uma definição oficial da fábrica para o seu produto. Com isso, o fabricante procura situar a combinação de um estilo bastante agressivo com o uso de um motor de características mansas. O veículo por nós testado era um Maverick Super Luxo, equipado com o motor de 6 cilindros em linha e com 3. 01 6cc de cilindrada (o modelo Luxo vem equipado com o mesmo motor).
É um carro gostoso de dirigir, cujo motor tem boa elasticidade e, com as modificações feitas, é bastante silencioso. Não é um carro para desempenho esportivo, pois suas acelerações não são de molde a entusiasmar. Mas é um carro que realmente vai fazer sucesso, pois tem linhas agradáveis e pode transportar até seis pessoas. O modelo que testamos estava com bancos individuais na frente, mas os mesmos são opcionais, pois o modelo "standard" será entregue com banco inteiriço.

Ford Maverick Repmav14
Ford Maverick 1973 (Reprodução/revista Autoesporte)

Super e Super Luxo
Além do motor de seis cilindros em linha, as versões Super e Super Luxo têm em comum diversos outros pontos, como o câmbio de 4 marchas com alavanca de mudança na coluna de direção, o banco dianteiro inteiriço, os freios a tambor nas quatro rodas, cinzeiros traseiros, travas nos encostos dos bancos, chave no porta-luvas, trava na coluna de direção conjugada com a alavanca de mudança (para tirar a chave voce deve engrenar marcha-à-ré e travar a direção), lavador de pára-brisa, tampa do tanque de combustível com chave, luz de ré e tapetes de borracha no porta-malas.
O modelo chamado de Super é a versão "standard", a mais simples da iinha Maverick: vem sem frisos na parte exterior e as rodas são pintadas de aluminio fosco. O Super Luxo tem frisos emoldurando as janelas, as caixas de rodas e a parte traseira do porta-malas. Lateralmente tem três frisos cromados paralelos. Tem a mais que o Super: tapetes de buclê de "nylon", descansabraço nas portas, buzina dupla, acendedor de cigarros e lampejador de faróis na alavanca do pisca-pisca.
GT
A versão GT é a mais sofisticada do Ford Maverick. O motor, identificado na Ford como "302" pelas suas polegadas cúbicas, é um V-8 importado de 4950cc de cilindrada que proporciona potência máxima de 197HP a 4600 rpm. Sua taxa de compressão é de 7,5:1, permitindo assim o uso de gasolina comum. O câmbio também é de 4 marchas, mas as relações são diferentes das dos modelos equipados com motor de seis cilindros. A alavanca de mudança fica no assoalho. Os bancos são individuais, havendo um console central entre eles com relógio. Na coluna de direção está instalado o conta-giros.

Por fora, o GT apresenta uma decoracão com faixas e uma saliência no capo que o diferencia bem dos outros modelos. Na frente, dois faróis de iodo, retangulares, instalados no pára-choque e no capô, duas travas de segurança cromadas que o fecham firmemente. As rodas têm talas mais largas que os outros modelos e pneus de banda especiais para altas velocidades.
O freio a disco é equipamento de série no GT. Enquanto o sistema de direção do Super e do Super Luxo é do tipo setor e rosca sem-fim, no GT o sistema empregado é o de esferas recirculantes. O motor V-8 exige troca de óleo apenas a cada 10.000 km, enquanto que no de 6 cilindros a troca é feita a cadat 5.000 km. Em comum para as três versões temos os seguintes pontos: lubrificação permanente da suspensão, circuito impresso do painel e parte frontal da carroçaria desenhada especialmente para se deformar controladamente em caso de acidente (a deformação controlada absorve parte da energia liberada num impacto, protegendo os ocupantes do veiculo).
A suspensão, tanto dianteira como traseira dos três modelos, é idêntica: a dianteira independente, usando molas helicoidais e amortecedores telescôpicos de dupla ação. E a traseira com feixes de molas semi-elipticas longitudinais e amortecedores telescôpicos de dupla ação. O eixo traseiro é rigido do tipo "Hotchkiss".
Cores: Vermelho cádmium, azul colonial, bege palha, amarelo Tarumã, turquesa Tahiti, branco nevasca, preto báli, prata báli, prata antaris metálico, castanho metálico e azul real metálico são as cores do Maverick. As cores metálicas são opcionais.

Ford Maverick Repmav15
Ford Maverick 1973 (Reprodução/revista Autoesporte)




Maverick faz 40 anos
Conheça a história do modelo da Ford que deixou uma legião de fãs nos EUA e no Brasil
Por: Lucas Litvay


Ford Maverick Repmav16
Propaganda do Ford Maverick de 1973

Há 40 anos a Ford apresentava nos EUA o Maverick. Na fria tarde de 17 de abril de 1969 o cupê de estilo invocado e equipado com motor dianteiro e tração traseira era exibido ao público americano. Nascia ali uma lenda, que chegou ao Brasil no Salão do Automóvel de 1972. As vendas, porém, só começaram em junho do ano seguinte. Na edição de julho, Autoesporte dedicou a capa e mais seis páginas da revista para o primeiro teste completo do Maverick nacional (veja a edição aqui).

Com texto de Mauro Forjaz e Bob Sharp, a reportagem levou ao extremo a versão Super Luxo com motor 3.0 de seis cilindros e 112 cv. “É um carro gostoso de dirigir, cujo motor tem boa elasticidade e silencioso”, dizia a avaliação. “Não é um carro para desempenho esportivo, pois suas acelerações não são de molde a entusiasmo.” No teste ele alcançou 150,86 km/h de velocidade máxima e acelerou de 0 a 100 km/h em 19,4 segundos. Seu consumo médio na cidade foi de 6,3 quilômetros com um litro de gasolina.

Ford Maverick Repmav17
Ford Maverick GT2

“É um carro que vai fazer sucesso, pois tem linhas agradáveis e pode transportar até seis pessoas”, previa a reportagem. Mas a previsão não foi confirmada. O Maverick não foi um sucesso de vendas no Brasil. O maior responsável: a crise do petroleo na década de 70 que afastou compradores de carros beberrões. Até o fim de sua produção no país, em abril de 1979, foram vendidas 108.106 unidades (10.573 do GT, 85.654 dos demais cupês e 11.879 do quatro portas). No ano de seu lançamento, em 1973, o Maverick era negociado a partir de 30.558 cruzeiros. O carro mais popular da época, o VW Fusca 1300, tinha preço de 16.756 cruzeiros.
Também nos EUA a história do Maverick foi curta, exatos oito anos. Feito sobre a plataforma do Falcon, o Maverick, que significa inovador, contrário às tradições, foi equipado com motor de seis cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e duas opções de cilindrada: 2.8 de 82 cv e 17,8 kgfm e 3.3 de 91 cv e 21,3 kgfm. Já em 1970, a Ford passava a oferecer uma versão mais forte – a 4.1 com 98 cv e 25,3 kgfm de torque. Todas as opções podiam vir com transmissão manual ou automática de três marchas. Para atrair o público americano, a fabricante passou a oferecer ar-condicionado e direção assistida como itens opcionais na linha 1971. Deu certo.
Em 1973, o fraco motor 2.8 deixava de ser produzido. No mesmo ano, o Maverick passou pela primeira cirurgia estética. Recebeu um enorme para-choque dianteiro criticado por muitos por destoar do desenho do carro. Mesmo com a crise do petroleo fazendo estrago nas vendas – no Brasil o Maverick vendeu mal por este motivo – nos EUA as vendas só começaram a definhar em 1975 quando surgiu o Ford Granada, seu substituto. Com o sucesso do Granada, o Maverick saiu de linha nos EUA em 1977 com 2,5 milhões de unidades vendidas.

Ford Maverick Repmav18
Publicidade nacional do Ford Maverick de 1976 (esq.) e uma propaganda norte-americana de 1972 (dir.)

No Brasil do início dos anos 70, a Ford buscava um carro para enfrentar o Chevrolet Opala e ocupar a lacuna entre o “popular” Corcel e o topo de linha Galaxie. O escolhido foi o Maverick, especialmente por um motivo: a Ford poderia aproveitar diversos componentes do Aero-Willys. De início, o Maverick era oferecido apenas na opção cupê e três versões (Luxo, Super Luxo e GT). Essa última tinha câmbio de quatro marchas e alavanca no assoalho.
Para muitos, o motor 3.0 não acompanhava as linhas esportivas do Maverick. Era pouca força e potência (22,6 kgfm e 112 cv) para muito peso (1.340 kg). A boa notícia para essa turma surgiu na versão GT com motor V8 5.0 – usado no Maverick americano. Desenvolvia 197 cv e 39,5 kgfm de torque. E, segundo a Ford, acelerava de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Vale lembrar que o Maverick 3.0 testado por Autoesporte acelerou em 19,4 segundos.

Ford Maverick Repmav19
Publicidades nacionais do Ford Maverick em 1973 (dir.) e 1974 (esq.)

Para reverter a ideia de carro lento e beberrão, a Ford substituiu o motor 3.0 por um outro 2.3 de 99 cv e 16,9 kgfm. Moderno, esse motor vinha com comando de válvulas no cabeçote e tinha desempenho superior ao do veterano 3.0. Acelerava de 0 a 100 km/h em 17 segundos. E o melhor: consumia menos.
Em 1978 a Ford lançava o Corcel II. Era o começo do fim do Maverick. Mais leve e disponível com motor 1.6 e câmbio de cinco marchas, o Corcel II caiu no gosto do brasileiro e, aos poucos, roubou o público do Maverick. A Ford ainda pensou em fazer uma grande reformulação no desenho do modelo, mas desistiu. A última unidade do Maverick saiu de linha em abril de 1979. E com ele uma legião de fãs por todo o país.
Links de alguns fãs-clubes do modelo no Brasil:
www.maverickclubedecuritiba.zip.net
www.maverickclubedobrasil.com.br
www.maverickclubrj.org
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.autochampion.com.br
Edu

Edu



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptyDom 19 Jul 2009, 19:03

Gilson lindo seu ´46, e preto fosco ainda affraid ,Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ale Cerveja

Ale Cerveja



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptyTer 29 Set 2009, 22:04

Segue minha contribuição

Ford Maverick 129080909zwilkensongulc
Ford Maverick 0712phr06z1971fordmaver
Ford Maverick 1971fordmavericksedan
Ford Maverick 49731970fordmaverick
Ford Maverick 20070717183722
Ford Maverick Fordmaverick1977
Ford Maverick Hmco2sr11yg03gu8itdp651
Ford Maverick Maverickwralleywheels
Ford Maverick Mufp060904z1972fordmave
Ford Maverick Mufp060905z1972fordmave
Ford Maverick Maverick77l
Ford Maverick Mufp07051973fordmaveric
Ir para o topo Ir para baixo
Lbraz

Lbraz



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptyQua 30 Set 2009, 11:56

Segue a minha contribuição.


Ford Maverick IMG_0683
Ford Maverick NN-0387
Ford Maverick Maverick_019
Ford Maverick Mav22
Ford Maverick Img_8117
Ford Maverick Mav13
Ford Maverick NN-0387
Ford Maverick Maverick_019
Ford Maverick Mav22
Ford Maverick Img_8117
Ford Maverick DSC09808-vi
Ford Maverick Displayimage0
Ford Maverick Displayimage
Ford Maverick Becksmaverick
Ford Maverick 0680_PNWN05
Ir para o topo Ir para baixo
agnaldo

agnaldo



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 16 Out 2009, 19:34

Minha contribuição.

Maverick 1972 4 portas aqui de Florianópolis.

Ford Maverick PICT0238

Ford Maverick PICT0236
Ir para o topo Ir para baixo
http://experienceplastimodelismo.blogspot.com/
Ale Cerveja

Ale Cerveja



Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick EmptySex 16 Out 2009, 19:49

Agnaldo,

Lindo Maverick !!!!

Obrigado pela contribuição
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ford Maverick Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick   Ford Maverick Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ford Maverick
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ford Maverick GT 74 - DMC
» Ford Maverick GT 77 - DMC
» Ford Maverick GT
» Ford Maverick GT - 1979
» Maverick GT 74 e 77 - Nossos Pony Car

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Auto Champion Models :: INFORMAÇÕES & TÉCNICAS :: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA :: REFERÊNCIAS-
Ir para: