| | Ford Maverick | |
| | Autor | Mensagem |
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ADM
| Assunto: Ford Maverick Sáb 11 Jul 2009, 13:26 | |
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| | | malfieri
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 17 Jul 2009, 14:33 | |
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| | | gilson46
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 17 Jul 2009, 19:55 | |
| Que coisa linda que é esse carro, e pensar que já tive 12 desses em minha vida, que pena que não tenho mais nenhum. O último vendi em 94. Olha a foto dele aqui. Esse dia eu estava participando de um arrancadão em uma cidade perto de Curitiba em 1993. Que saudades desse carro. Um abração e obrigado pelo incentivo. | |
| | | malfieri
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 17 Jul 2009, 21:03 | |
| Gilson,
Parabéns pelo carro, devia andar barbaridades, se tem foto de todos??? Posta aqui!!!
Abraços
Última edição por malfieri em Sex 17 Jul 2009, 21:27, editado 2 vez(es) | |
| | | gilson46
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 17 Jul 2009, 21:16 | |
| Infelizmente não tenho dos outros, isso tem muito tempo atrás, na verdade aprendi a dirigir em um Maverick do meu pai em 1979, ele tinha um maveco 73 que foi meu até 1987, quando um ônibus me "atropelou" em um cruzamento aqui em Ctba, acabou com o carro, aí entre 87 e 88 eu fiz tantos rolos que acabei ficando com esse da foto, era um 76 super, V8 original, só que o motor tava baleado, fiz um motor e não aguentou, fiz tudo de novo e foi pr espaço de novo, aí na terceira vez comprei tudo importado, coloquei o blower, aí ficou bom, e acredite eu fiquei um ano com ele do jeito que está na foto, eu andava com ele todo dia inclusivi ia trabalhar todos os dias com ele desse jeito. Mas um dia resolvi vender, agora só resta a saudade. Mas não tem problema, agora tenho um Ford 1946 muito bandido, preto fosco que uso todo dia pra ir trabalhar, que delícia, e o V8 tá lá na oficina esperando pra ser colocado no fordão. Falar nisso olha ele aqui. Já tenho 4 kits da Testors e IMC 1/25 desse carro pra montar, depois que eu terminar o projeto Maverick vou começar a fazer um igual a esse. | |
| | | ADM
| Assunto: Re: Ford Maverick Dom 19 Jul 2009, 17:04 | |
| FONTE: REVISTA AUTO ESPORTE -http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte
Carros inesquecíveis: Ford Maverick Confira o primeiro teste publicado pela revista Autoesporte, em 1973 Por Mauro Forjaz e Bob Sharp // Fotos: Carlos Braga
Texto originalmente publicado na Revista Autoesporte de julho de 1973 Na nossa edição de junho de 1972, apresentamos o primeiro teste do Ford Maverick feito ainda com um modelo importado pelo nosso companheiro Luiz Carlos Secco. Na edição de junho deste ano voltamos a apresentar o Maverick, já desta vez o modelo nacional, onde o principal ponto focalizado foi 0 seu motor de seis cilindros com 3.016cc de cilindrada que equipará os modelos Super e Super Luxo. Foi o modelo Super Luxo que nos recebemos da Ford para fazer o teste completo. E como a Ford resolveu inovar, fazendo a apresentação do Ford Maverick no Rio de Janeiro, aliás, uma das melhores apresentações feitas até hoje pela indústria brasileira, o que deixa todo o pessoal da Gerência de Relações Publicas e de imprensa da Ford de parabéns, nós também resolvemos inovar, fazendo o teste desta vez na Guanabara. Convidamos, para nos auxiliar no teste, o piloto carioca Bob Sharp e foi ele quem, com os seus conhecimentos mecãnicos e prática de julgamento de comportamento do carro, deu a opinião sobre 0 Maverick. Esportivo para a família A afirmação de que o Maverick é um carro esportivo para a família está contida nos textos de sua apresentação, sendo uma definição oficial da fábrica para o seu produto. Com isso, o fabricante procura situar a combinação de um estilo bastante agressivo com o uso de um motor de características mansas. O veículo por nós testado era um Maverick Super Luxo, equipado com o motor de 6 cilindros em linha e com 3. 01 6cc de cilindrada (o modelo Luxo vem equipado com o mesmo motor). É um carro gostoso de dirigir, cujo motor tem boa elasticidade e, com as modificações feitas, é bastante silencioso. Não é um carro para desempenho esportivo, pois suas acelerações não são de molde a entusiasmar. Mas é um carro que realmente vai fazer sucesso, pois tem linhas agradáveis e pode transportar até seis pessoas. O modelo que testamos estava com bancos individuais na frente, mas os mesmos são opcionais, pois o modelo "standard" será entregue com banco inteiriço.
Ford Maverick 1973 (Reprodução/revista Autoesporte)
Super e Super Luxo Além do motor de seis cilindros em linha, as versões Super e Super Luxo têm em comum diversos outros pontos, como o câmbio de 4 marchas com alavanca de mudança na coluna de direção, o banco dianteiro inteiriço, os freios a tambor nas quatro rodas, cinzeiros traseiros, travas nos encostos dos bancos, chave no porta-luvas, trava na coluna de direção conjugada com a alavanca de mudança (para tirar a chave voce deve engrenar marcha-à-ré e travar a direção), lavador de pára-brisa, tampa do tanque de combustível com chave, luz de ré e tapetes de borracha no porta-malas. O modelo chamado de Super é a versão "standard", a mais simples da iinha Maverick: vem sem frisos na parte exterior e as rodas são pintadas de aluminio fosco. O Super Luxo tem frisos emoldurando as janelas, as caixas de rodas e a parte traseira do porta-malas. Lateralmente tem três frisos cromados paralelos. Tem a mais que o Super: tapetes de buclê de "nylon", descansabraço nas portas, buzina dupla, acendedor de cigarros e lampejador de faróis na alavanca do pisca-pisca. GT A versão GT é a mais sofisticada do Ford Maverick. O motor, identificado na Ford como "302" pelas suas polegadas cúbicas, é um V-8 importado de 4950cc de cilindrada que proporciona potência máxima de 197HP a 4600 rpm. Sua taxa de compressão é de 7,5:1, permitindo assim o uso de gasolina comum. O câmbio também é de 4 marchas, mas as relações são diferentes das dos modelos equipados com motor de seis cilindros. A alavanca de mudança fica no assoalho. Os bancos são individuais, havendo um console central entre eles com relógio. Na coluna de direção está instalado o conta-giros.
Por fora, o GT apresenta uma decoracão com faixas e uma saliência no capo que o diferencia bem dos outros modelos. Na frente, dois faróis de iodo, retangulares, instalados no pára-choque e no capô, duas travas de segurança cromadas que o fecham firmemente. As rodas têm talas mais largas que os outros modelos e pneus de banda especiais para altas velocidades. O freio a disco é equipamento de série no GT. Enquanto o sistema de direção do Super e do Super Luxo é do tipo setor e rosca sem-fim, no GT o sistema empregado é o de esferas recirculantes. O motor V-8 exige troca de óleo apenas a cada 10.000 km, enquanto que no de 6 cilindros a troca é feita a cadat 5.000 km. Em comum para as três versões temos os seguintes pontos: lubrificação permanente da suspensão, circuito impresso do painel e parte frontal da carroçaria desenhada especialmente para se deformar controladamente em caso de acidente (a deformação controlada absorve parte da energia liberada num impacto, protegendo os ocupantes do veiculo). A suspensão, tanto dianteira como traseira dos três modelos, é idêntica: a dianteira independente, usando molas helicoidais e amortecedores telescôpicos de dupla ação. E a traseira com feixes de molas semi-elipticas longitudinais e amortecedores telescôpicos de dupla ação. O eixo traseiro é rigido do tipo "Hotchkiss". Cores: Vermelho cádmium, azul colonial, bege palha, amarelo Tarumã, turquesa Tahiti, branco nevasca, preto báli, prata báli, prata antaris metálico, castanho metálico e azul real metálico são as cores do Maverick. As cores metálicas são opcionais.
Ford Maverick 1973 (Reprodução/revista Autoesporte)
Maverick faz 40 anos Conheça a história do modelo da Ford que deixou uma legião de fãs nos EUA e no Brasil Por: Lucas Litvay
Propaganda do Ford Maverick de 1973
Há 40 anos a Ford apresentava nos EUA o Maverick. Na fria tarde de 17 de abril de 1969 o cupê de estilo invocado e equipado com motor dianteiro e tração traseira era exibido ao público americano. Nascia ali uma lenda, que chegou ao Brasil no Salão do Automóvel de 1972. As vendas, porém, só começaram em junho do ano seguinte. Na edição de julho, Autoesporte dedicou a capa e mais seis páginas da revista para o primeiro teste completo do Maverick nacional (veja a edição aqui).
Com texto de Mauro Forjaz e Bob Sharp, a reportagem levou ao extremo a versão Super Luxo com motor 3.0 de seis cilindros e 112 cv. “É um carro gostoso de dirigir, cujo motor tem boa elasticidade e silencioso”, dizia a avaliação. “Não é um carro para desempenho esportivo, pois suas acelerações não são de molde a entusiasmo.” No teste ele alcançou 150,86 km/h de velocidade máxima e acelerou de 0 a 100 km/h em 19,4 segundos. Seu consumo médio na cidade foi de 6,3 quilômetros com um litro de gasolina.
Ford Maverick GT2
“É um carro que vai fazer sucesso, pois tem linhas agradáveis e pode transportar até seis pessoas”, previa a reportagem. Mas a previsão não foi confirmada. O Maverick não foi um sucesso de vendas no Brasil. O maior responsável: a crise do petroleo na década de 70 que afastou compradores de carros beberrões. Até o fim de sua produção no país, em abril de 1979, foram vendidas 108.106 unidades (10.573 do GT, 85.654 dos demais cupês e 11.879 do quatro portas). No ano de seu lançamento, em 1973, o Maverick era negociado a partir de 30.558 cruzeiros. O carro mais popular da época, o VW Fusca 1300, tinha preço de 16.756 cruzeiros. Também nos EUA a história do Maverick foi curta, exatos oito anos. Feito sobre a plataforma do Falcon, o Maverick, que significa inovador, contrário às tradições, foi equipado com motor de seis cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e duas opções de cilindrada: 2.8 de 82 cv e 17,8 kgfm e 3.3 de 91 cv e 21,3 kgfm. Já em 1970, a Ford passava a oferecer uma versão mais forte – a 4.1 com 98 cv e 25,3 kgfm de torque. Todas as opções podiam vir com transmissão manual ou automática de três marchas. Para atrair o público americano, a fabricante passou a oferecer ar-condicionado e direção assistida como itens opcionais na linha 1971. Deu certo. Em 1973, o fraco motor 2.8 deixava de ser produzido. No mesmo ano, o Maverick passou pela primeira cirurgia estética. Recebeu um enorme para-choque dianteiro criticado por muitos por destoar do desenho do carro. Mesmo com a crise do petroleo fazendo estrago nas vendas – no Brasil o Maverick vendeu mal por este motivo – nos EUA as vendas só começaram a definhar em 1975 quando surgiu o Ford Granada, seu substituto. Com o sucesso do Granada, o Maverick saiu de linha nos EUA em 1977 com 2,5 milhões de unidades vendidas.
Publicidade nacional do Ford Maverick de 1976 (esq.) e uma propaganda norte-americana de 1972 (dir.)
No Brasil do início dos anos 70, a Ford buscava um carro para enfrentar o Chevrolet Opala e ocupar a lacuna entre o “popular” Corcel e o topo de linha Galaxie. O escolhido foi o Maverick, especialmente por um motivo: a Ford poderia aproveitar diversos componentes do Aero-Willys. De início, o Maverick era oferecido apenas na opção cupê e três versões (Luxo, Super Luxo e GT). Essa última tinha câmbio de quatro marchas e alavanca no assoalho. Para muitos, o motor 3.0 não acompanhava as linhas esportivas do Maverick. Era pouca força e potência (22,6 kgfm e 112 cv) para muito peso (1.340 kg). A boa notícia para essa turma surgiu na versão GT com motor V8 5.0 – usado no Maverick americano. Desenvolvia 197 cv e 39,5 kgfm de torque. E, segundo a Ford, acelerava de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Vale lembrar que o Maverick 3.0 testado por Autoesporte acelerou em 19,4 segundos.
Publicidades nacionais do Ford Maverick em 1973 (dir.) e 1974 (esq.)
Para reverter a ideia de carro lento e beberrão, a Ford substituiu o motor 3.0 por um outro 2.3 de 99 cv e 16,9 kgfm. Moderno, esse motor vinha com comando de válvulas no cabeçote e tinha desempenho superior ao do veterano 3.0. Acelerava de 0 a 100 km/h em 17 segundos. E o melhor: consumia menos. Em 1978 a Ford lançava o Corcel II. Era o começo do fim do Maverick. Mais leve e disponível com motor 1.6 e câmbio de cinco marchas, o Corcel II caiu no gosto do brasileiro e, aos poucos, roubou o público do Maverick. A Ford ainda pensou em fazer uma grande reformulação no desenho do modelo, mas desistiu. A última unidade do Maverick saiu de linha em abril de 1979. E com ele uma legião de fãs por todo o país. Links de alguns fãs-clubes do modelo no Brasil: www.maverickclubedecuritiba.zip.net www.maverickclubedobrasil.com.br www.maverickclubrj.org | |
| | | Edu
| Assunto: Re: Ford Maverick Dom 19 Jul 2009, 19:03 | |
| Gilson lindo seu ´46, e preto fosco ainda ,Abraço | |
| | | Ale Cerveja
| Assunto: Re: Ford Maverick Ter 29 Set 2009, 22:04 | |
| | |
| | | Lbraz
| Assunto: Re: Ford Maverick Qua 30 Set 2009, 11:56 | |
| | |
| | | agnaldo
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 16 Out 2009, 19:34 | |
| Minha contribuição. Maverick 1972 4 portas aqui de Florianópolis. | |
| | | Ale Cerveja
| Assunto: Re: Ford Maverick Sex 16 Out 2009, 19:49 | |
| Agnaldo,
Lindo Maverick !!!!
Obrigado pela contribuição | |
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| Assunto: Re: Ford Maverick | |
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| | | | Ford Maverick | |
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